Secretaria de Agricultura de Boa Vista do Tupim é protagonista na parceria com Banco do Nordeste para desenvolver a bovinocultura de leite no Piemonte do Paraguaçú

O evento foi realizado nesta quinta 26

A Secretaria Municipal de Agricultura de Boa Vista do Tupim-BA está entre as instituições que somam esforços para desenvolver a bovinocultura de leite no território do Piemonte do Paraguaçu, por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), iniciativa do Banco do Nordeste (BNB) para fortalecer as cadeias produtivas em suas áreas de atuação.

No encontro realizado nesta quinta (29) no Auditório da Câmara Municipal de Boa Vista do Tupim, o coordenador de desenvolvimento territorial do BNB, Jasiel Costa de Santana explicou como funciona o programa. Segundo ele, o foco central é o estímulo da atividade bovinocultura leiteira, com apoio da instituição financeira na destinação de crédito e de outros órgãos, com a capacitação e adequação tecnológica dos produtores.

A Secretaria de Agricultura – Vânia Cerqueira, disse que com os benefícios ofertados pelo Banco do Nordeste, aos produtores terão mais oportunidades para avançar em seus projetos. Será muito importante essa parceria entre Prefeitura, BNB e criadores de gado como mais um passo para a consolidação do programa de produção de leite.“O Prodeter é uma novidade que o BNB está lançando com o intuito de estimular cadeias produtivas, com o desenvolvimento de atividades econômicas da região. Estamos articulando todo o Piemonte do Paraguaçu e criar um plano de ação para aumentar a produção de leite com a expansão da cadeia produtiva”, falou Jasiel.

A parceria com o BNB será muito importante para os criadores, já temos um trabalho voltado para a palma forrageira. Quando houver uma união dos dois projetos, tenho a certeza que haverá um crescimento substancial na produção de leite na nossa região. Agora, com os benefícios destinados pelo BNB, os produtores terão mais facilidade para alcançar sua meta”, disse.

O Programa de Desenvolvimento Territorial, que será implantado em vários municípios da região, é uma estratégia do Banco do Nordeste para contribuir com o desenvolvimento local e territorial, por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas da região.

Entre os objetivos da formação do Comitê Gestor Municipal e Territorial, destacam-se: fortalecer as cadeias produtivas das atividades priorizadas, promover a articulação de políticas públicas para o desenvolvimento local e territorial. Os resultados e impactos esperados são: aumento da competitividade das cadeias produtivas, ampliação dos investimentos na região, geração de emprego e renda, inclusão produtiva, redução das desigualdades intra e inter-regionais, promoção da sustentabilidade socioambiental, aumento do protagonismo da governança local e territorial para o desenvolvimento, melhoria das condições de vida da população regional.

Além da apresentação do projeto e a formação do Comitê Gestor, houveram duas palestras voltadas para o tema. Uma com Dr. João Alvim – Médico Veterinário que explanou sobre a importância da Assistência Técnica na Bovinocultura de Leite e a outra com Dr. Fernando Augusto Trindade Navarro – Médico Veterinário, que falou sobre a  Pecuária lucrativa e Sustentável no Semiárido.

Participaram da Cerimônia de Lançamento:

Helder Lopes Campos –  Prefeito de Boa Vista do Tupim e Vice – Presidente do Consorcio do Piemonte do Paraguaçu. 

Edvânia Cerqueira  Secretaria de Agricultura de Boa Vista do Tupim e Coordenadora do Comitê em Boa Vista do Tupim-BA

Savio Bulcão  Presidente da Câmara de Boa Vista do Tupim-BA 

Maria do Carmo Silveira Gomes – Coordenadora de Pesquisas do Ambiente de Políticas de Desenvolvimento do Banco do Nordeste

Dine Ricardo Almeida de Assis – Gestor do Sebrae da Agência de Itaberaba-BA

Carlos Eduardo Dourado Bastos – Coordenador da BAHIATER do Terrítorio Piemonte do Paraguaçu 

Ozenice Silva dos Santos Diretora Geral do Instituto Federal de Educação,  Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO) – Campus Itaberaba-BA

José Marcio Fernandes Caruso – Coordenador de Dampo de Promoção de Cursos do SENAR

Noemi Gonçalves Tolentino  Representante da CAR 

Edivaldo Dias de Souza  Coordenador do Comitê Gestor da Bovinocultura de Leite do Território Piemonte do Parauaçu

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios