SAÚDE REALIZA PRÉ CONFERÊNCIA NA REGIÃO DO IGUAPE E MORADORES AVALIAM OS TRABALHOS

Pré conferência

Como forma de preparação para a Conferência Municipal de Saúde, estão sendo realizadas as pré-conferências em diversas localidades da zona rural de Boa Vista do Tupim. Nesta quarta-feira (24), foi a vez do Governo Municipal participar desse encontro na região do Iguape.  A pré-conferência é a fase do processo em que serão formados grupos de trabalho, a partir de eixos temáticos, estabelecendo propostas a serem discutidas e viabilizadas no encontro final.

A Unidade de Saúde está composta por: Médico, enfermeiro, odontólogo, técnico de enfermagem e agentes comunitários. A Prefeitura Municipal investiu na aquisição de um veículo para a equipe deslocar pela área, que inclui: Povoado de Santa Luzia, Assentamento Bom Jesus , Assentamento Santa Fé , Povoado do Iguape, Jurema, Baixão, Cabo do Machado, Pé de Serra, etc.A avaliação da equipe da Secretaria de Saúde que se deslocou até a localidade, foi muito positiva. “Os moradores elogiaram os serviços oferecidos e os novos equipamentos que foram adquiridos. Temos uma equipe completa e muito comprometida com o seu trabalho junto à população. Além disso, todos estão morando na área de atuação e visitam constantemente as residências ” avaliou o secretário de saúde – Gustavo Mendes.

Os moradores fizeram questão de lembrar, que a maioria dos serviços que são ofertados atualmente, eram realizados em cidades vizinhas, que uma simples sala de vacina não existia. “Antigamente não existia saúde nessa região. Para tomar uma vacina tinha que ir para sede ou outra cidade, hoje tem médico, dentista e até raio x e eles sempre estão visitando nossas casas” comemora a moradora.Além disso, foi implantada a sala de vacina, testes rápidos para sífilis, HIV, hepatite b, calazar, dengue, chicugunha e zica. Foi adquirido um desfibrilador automático-DEA, torpedo com oxigênio, raio-x odontológico, refrigeração de todos os consultórios, aquisição de computadores e instalação de internet; facilitando a comunicação e as informações diretamente com o Ministério da Saúde e todas as instituições da rede.

 

O Secretário de Saúde, relata que a conferência é a oportunidade que a população tem para participar da construção de um modelo de gestão: “Esse é o momento de escuta da população para construir as propostas para o plano municipal de saúde. Até agora algumas propostas apresentadas nessas pré-conferências são bastante inovadoras e esse espaço de participação é essencial, pois não dá para pensar a saúde sem democracia”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios