Prefeitura promove ações estratégicas do Selo Unicef em Itaberaba

A Prefeitura de Itaberaba promove, entre os dias 21 e 31 de agosto, ações intersetoriais — através das secretarias municipais de Ação Social e Cidadania (Seas), de Educação (Seduc) e de Saúde (Sesau) — estratégicas de promoção dos direitos das pessoas com deficiência e da atenção à primeira infância com a realização da 3ª Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e da 1ª Semana do Bebê de Itaberaba. As ações fazem parte das estratégias do município para o Selo Unicef (2017/2020).

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Ao aderir à edição 2017/2020 do Selo UNICEF, a gestão Cidade de Todos assumiu o compromisso de manter como prioridade a agenda de políticas públicas pela infância e adolescência.

Entre os dias 21 e 29 de agosto, acontece a 3ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de Itaberaba, com palestras, debates, mobilizações interdisciplinares nas escolas, Tribuna Livre na Câmara Municipal e a realização de um dia de Ação Global envolvendo a oferta de serviços de saúde e de apoio social, além de atividades culturais com música, dança e muito mais. A programação oficial deve ser divulgada nos próximos dias pela Seduc.

Já a 1ª Semana do Bebê de Itaberaba vai mobilizar, entre os dias 26 e 31 de agosto, ações intersetoriais em toda a esfera pública municipal, envolvendo escolas, Unidades de Saúde da Família (USFs) e todos os demais equipamentos, que compõem a rede de proteção socioassitencial do município, em torno de questões relacionadas com a primeira infância — do pré-natal aos 6 anos de idade —, com atenção especial aos cuidados com o parto.

Itaberaba avançou extraordinariamente, nos últimos anos, nas questões relacionadas ao fortalecimento do parto humanizado, através da política responsável e comprometida com a melhoria da estrutura operacional (a exemplo da nova sala de pré-parto do HGI — VEJA AQUI), além da habilitação do Município para receber recursos financeiros destinados à execução de obras de construção do primeiro Centro de Parto Natural (CPN) da região, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 13/08/2018.

O município tem se colocado na vanguarda da saúde pública da região, assumindo com destaque a sua posição de referência como cidade Polo do Piemonte do Paraguaçu e da Chapada Diamantina. Recentemente, o Governo do Estado confirmou a instalação, em Itaberaba, da Primeira Policlínica de Saúde da região. Além disso, a reabertura do Hospital Regional, que por muitos anos foi motivo de vergonha para o nosso povo, está se tornando realidade pela ação vigorosa da gestão Cidade de Todos.

Itaberaba aderiu ao Selo Unicef em 2017 e, de lá para cá, muitas ações têm mobilizado a sociedade civil organizada objetivando atingir os principais objetivos: a inclusão das crianças e adolescentes excluídos das políticas públicas; melhorar a qualidade das políticas já implantadas; prevenir e enfrentar todas as formas de violência contra crianças e adolescentes promovendo a participação de toda a comunidade.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios