Postos de Saúde com 100% de cobertura médica

Com a recém contratação de sete novos profissionais médicos, a Rede de Unidades Basicas de Saúde de Itaberaba — com 14 Unidades de Saúde da Família (USFs), distribuídas entre a sede e a zona rural do município, além de 12 Postos Satélites — conta com a cobertura médica completa na Atenção Básica preventiva, com equipes de Saúde da Família (eSF) e de Saúde Bucal (eSB), além das equipes do Núcleo Ampliado à Saúde da Família e Atenção Básica (eNASF-AB).

O Posto de Saúde ou USF é a porta de entrada — para a maioria dos atendimentos, através do Sistema Único de Saúde (SUS) —, onde acontece o primeiro contato médico com o paciente. Todas as USFs de Itaberaba contam com o quadro completo de profissionais de saúde (dentistas, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares), que atuam com foco na prevenção dos males e combate aos riscos à saúde da família.

No total, são 18 equipes de Saúde da Família e 15 de Saúde Bucal, compostas por aproximadamente 13 profissionais com formação multidisciplinar, entre médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares, além de outros profissionais, como os Agentes Comunitários de saúde (ACSs), que atuam no suporte às equipes em todas as Unidades de Saúde, em período integral.

“A saúde pública e de qualidade sempre foi prioridade na gestão Cidade de Todos, tanto que vamos reabrir o Hospital Regional, além de abrigar a primeira Policlínica de Saúde da região, reforçando a nossa posição de cidade polo e referência em saúde. Além disso, a nossa Rede de Atenção Básica de Saúde conta com cobertura médica completa com equipe multidisciplinar especializada atendendo normalmente”, observou João Rodrigues, secretário municipal de Saúde.

USFs DA CIDADE

1) USF Oriente
Localização/Bairro: Rua Alípio Santos, Oriente

2) USF Enelita Pereira Dias do Nascimento (Centro) 
Localização/Bairro: Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, Centro

3) USF Concic
Localização/Bairro: Rua B, Concic

4) USF RM
Localização/Bairro: Rua A, RM

5) USF Dr. Alberto Casali (Predinhos)
Localização/Bairro: Conjunto Vida Nova Itaberaba (Predinhos)

6) USF Urbis
Localização/Bairro: Rua Francisco Gil, Urbis

7) USF Enfermeira Manoela Silva (Caititu)
Localização/Bairro: Rua Herculano Vieira Torres, Caititu

8) USF Jardim das Palmeiras
Localização/Bairro: Rua Seis, Jardim das Palmeiras

9) USF Maria Lúcia Macedo Silva (São João)
Localização/Bairro: João Arnildes da Silva, São João

10) USF Barro Vermelho
Localização/Bairro: Rua Mário Araújo, Barro Vermelho

USFs DA ZONA RURAL

1) USF Anacleto Ribeiro do Nascimento (Guaribas)
Localização/localidade: Povoado de Guaribas

2) USF Senhorinha Maria de Jesus (Vila São Vicente)
Localização/localidade: Vila São Vicente

3) USF Iraci da Silva Fraga (Santa Quitéria)
Localização/localidade: Povoado de Santa Quitéria

4) USF José Gameleira (Vazante)
Localização/localidade: Comunidade da Vazante

Postos Satélites

Além dos USFs, a Rede de Atenção Básica do município conta, ainda, com 12 Pontos de Atendimento à Saúde — Postos Satélites — que atuam no suporte ao atendimento realizado na zona rural, localizados nas seguintes localidades (Vilas e Povoados): Alagoas, Alto Vermelho, Barro Duro, Cajás, Formosa, Ipueira, Lagoa do Curral, Santa Helena, Serra Verde I, Testa Branca, Vitório e Volta do Rio.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios