Ponto Cidadão de Itaberaba realizou 1.139 atendimentos no mês de julho

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Inaugurado em 14 de setembro de 2010 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Saeb), e Prefeitura de Itaberaba, o Ponto Cidadão é um posto avançado da rede SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão). O posto funciona na Praça Josenildo Miguel de Brito popularmente conhecida como Praça do Coqueiro, no Centro da cidade.

 “No mês de julho o Ponto Cidadão realizou 1.139 atendimentos. Foram emitidas 650 carteiras de identidade (RG), 319 Carteiras de Trabalho da Previdência Social (CTPS), 21 cartões de CPF, 16 atestados de antecedentes criminais, e recadastrados 133 inativos do Estado (Funprev)”, informa Marisa Ribeiro dos Santos, coordenadora do Ponto Cidadão de Itaberaba.

 O Ponto Cidadão facilita a retirada de documentos básicos e tem o objetivo de ampliar e facilitar o acesso das comunidades aos serviços públicos, através da emissão de documentos essenciais para o exercício da cidadania. No Ponto Cidadão de Itaberaba são emitidos documentos como Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho, além de Seguro Desemprego.

O órgão disponibiliza, ainda, o acesso ao Sistema Nacional de Emprego (SINE), servindo como banco de dados para ofertas de emprego. Segundo ela, existem várias carteiras de identidades a serem entregues à população, que tem prazo de até 6 meses para serem retiradas, além de CPFs, e carteiras de trabalho, entre outros documentos.

O posto tem capacidade de 300 emissões por mês e o prazo de entrega dos documentos aos usuários é de aproximadamente 15 dias úteis. Com o Ponto Cidadão a população passa a contar com o atendimento mais acessível e eficaz para obtenção de documentos, viabilizando a participação em Programas de Governo, assim como a busca por alternativas no mercado de trabalho e oportunidades de geração de renda.

Histórico – Diante da necessidade de expandir o atendimento do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) para mais de 400 municípios baianos, foi criado o Ponto Cidadão, instrumento que atende cidades ainda não abrangidas pela rede SAC. No final de 2010, a cartela de serviços foi ampliada com a inclusão do atendimento do centro previdenciário.

O principal benefício do Ponto Cidadão é a ampliação da oferta de serviços em todo o Estado a custos mais reduzidos, viabilizando a capilaridade do atendimento e o aumento da qualidade, com a utilização de recursos tecnológicos que permitem reduzir o prazo de entrega dos documentos de uma média de 60 para aproximadamente 20 dias úteis.

Com o Ponto Cidadão a população passa a contar com um atendimento mais acessível e eficaz para obtenção de documentos, viabilizando a participação em Programas de Governo, assim como a busca por alternativas no mercado de trabalho e oportunidades na geração de renda.

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