Plano de expansão da Cooperativa de Crédito Sicoob Sertão conquista o Território de Irecê

O centro comercial da cidade de Irecê, principal polo de desenvolvimento agroindustrial daquele território de identidade baiano, situado na Chapada Diamantina Setentrional, a 468 km de Salvador, estará em breve recebendo as instalações de moderno Posto de Atendimento (PA) da Cooperativa de Crédito Sicoob Sertão, cujo Plano de Expansão está sendo homologado pelo Banco Central do Brasil. “Nós sicobianos, estamos muito felizes pela recepção do empresariado e a população de Irecê”, declarou o presidente do Conselho de Administração, Arnóbio Rios de Almeida, assegurando que o “Sicoob Sertão realizará um grande trabalho social e de economia solidária, em apoio ao desenvolvimento da agricultura, dos negócios e serviços ireceenses”.

Polo produtivo

Reconhecida como a “Capital do Feijão”, por concentrar as maiores safras nacionais deste grão que alimenta a família brasileira, Irecê ostenta números positivos em sua economia. Projeções do IBGE de 2016 demonstram que Irecê ocupa a 31ª posição no ranking do PIB, frente aos demais municípios da Bahia, com a renda per capta de indicador 1016283,46.

Com população estimada em 72.386 hab. (projeções IBGE, 2018), o município concentra além da produção do feijão, intensa cultura de hortigranjeiros como a cenoura, tomate, cebola, beterraba e pinha, além da produção pecuária e o comércio local que concentra o maior polo prestador de serviços da região.

Incorporação

A conquista da praça de Irecê pelo Sicoob Sertão, se dá através de um ato do seu Plano de Expansão, que culminou com a incorporação da Cooperativa Credirural, agregando a participação de 756 novos cooperados, conforme relatório aprovado por unanimidade durante a Assembleia Geral Extraordinária (AGE Conjunta), realizada  no dia 31, na cidade de Pintadas, sede da matriz Sicoob Sertão, no Território do Jacuípe.

Durante a AGE Conjunta, um clima de euforia e integração predominou entre os delegados e conselheiros do Sicoob Sertão e os representantes da Credirural  de Irecê.  Para o cooperativista Marivaldo Souza, presidente da Credirural, “o Sicoob Sertão chega para contribuir com o desenvolvimento de 28 municípios da nossa microrregião de Irecê”.

Campeão de crescimento na Bahia

Conduzindo os trabalhos da AGE Conjunta, o presidente Arnóbio destacou os elevados índices de desempenho do Sicoob Sertão que, em 2018, registrou um crescimento de 22,6% em ativos totais. Com 11 PAs instalados nos territórios do Jacuípe e Piemonte do Paraguaçu, o Sicoob Sertão já movimenta em suas carteiras de ativos, cifras que se aproximam de R$200.0 milhões.

Esta evolução demonstra a expertise gerencial e administrativa que norteia a gestão dos negócios e aplicações do Sicoob Sertão.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios