Pesquisa Ibope revela que Bolsonaro empata ou vence as eleições em qualquer simulação de 2° turno

Mesmo convalescendo em hospital, Bolsonaro lidera as pesquisas em 1º e 2º turnos.

Uma nova pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (18) mostrou que o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) cresceu nas intenções de voto e agora empata ou vence as eleições de outubro em qualquer cenário de segundo turno apresentado aos eleitores pesquisados.

Nas simulações feitas pela pesquisa com nível de confiança de 95% e margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, Bolsonaro empata no segundo turno com Geraldo Alckmin (PSDB) e Fernando Haddad (PT). Contra o tucano, o deputado federal tem 38% dos votos e contra o petista, Jair Bolsonaro empata com 40% das intenções. Nas pesquisas anteriores Haddad perdia a disputa com cerca de 4% de diferença em relação ao adversário, sendo o empate um provável resultado de seu crescimento nas pesquisas (veja aqui). 

Votos brancos e nulos, que podem ajudar a desempatar as simulações, são 18% no embate entre Alckmin e Bolsonaro e 15% entre Haddad e o candidato do PSL. Cerca de 6% não souberam ou não responderam a pesquisa nos dois cenários.  

Bolsonaro venceria com folga em um segundo turno contra Marina Silva (Rede). A candidata da Rede teria 36% contra 41% do primeiro lugar nas pesquisas. Votos brancos e nulos são 18% nesse cenário e 5% não souberam ou não responderam a pesquisa.

EMPATE TÉCNICO

Contra Ciro Gomes (PDT), candidato para quem o militar perdia na simulação de segundo turno na última pesquisa Ibope, Bolsonaro ganhou força e agora os dois aparecem empatados tecnicamente. O parlamentar carioca teria 39% das intenções de votos nesse cenário contra 40% de Ciro. 

LIDERANÇA CRESCENTE

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) continua liderando a disputa pela Presidência da República em todo o País conforme a pesquisa. Em comparação ao último levantamento do instituto, Fernando Haddad cresceu 11% e agora ocupa a segunda posição.

Confira abaixo a pesquisa:

Jair Bolsonaro (PSL): 28%
Fernando Haddad (PT): 19%
Ciro Gomes (PDT): 11%
Geraldo Alckmin (PSDB): 7%
Marina Silva (Rede): 6%
Álvaro Dias (Podemos): 2%
João Amoêdo (Novo): 2%
Meirelles (MDB): 2%
Cabo Daciolo (Patriota): 1%

O Ibope entrevistou 2.506 eleitores em 177 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (BR-09678/2018).

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios