Multidão de fiéis aclama a visita da imagem de N.S. Aparecida em Boa Vista do Tupim

 

Imagem de N.S. Aparecida na chegada ao Entroncamento.
Imagem de N.S. Aparecida na chegada ao Entroncamento.

Em clima apoteótico, os fiéis tupinenses de todas as idades saíram em caravana para receber a visita, neste dia 1º, da imagem de N.S. Aparecida, a padroeira do Brasil, que inicia peregrinação pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEB) por todo o município.  A recepção da imagem da santa católica ocorreu no Entroncamento da BR-242, a 30 km da cidade, onde compareceram o Bispo Dom André Wite (Diocese de Ruy Barbosa), o prefeito Helder Lopes Campos Dinho (PSDB), a 1ª Dama Maria do Socorro, o vereador Sávio Bulcão, presidente da Câmara e uma multidão de fiéis.

A imagem de N.S; Aparecida é recebida na praça pelo prefeito Dinho, o vereador Sávio e lideranças populares.
A imagem de N.S. Aparecida é recebida na praça pelo prefeito Dinho, o vereador Sávio e lideranças populares.

Animados por cânticos, hinos e orações através carro de som, a caravana composta por ônibus lotados e muitos carros, somando quase 100 veículos, fez o percurso com algumas paradas, como ocorreu na Fazenda Santa Emília, depois no Café e na ponte sobre o Rio Tupim, onde se encontrou com pescadores. Houve mais uma parada na Fazenda de Dega (antiga Fazenda Raposa) vizinho à cidade, onde a imagem seguiu levada pelos vaqueiros.

Novo padre da paróquia

O Bispo Don André dá posse aos novos párocos, durante a celebração campal.
O Bispo Don André dá posse aos novos párocos, durante a celebração campal.

Na praça lotada em frente a Igreja Matriz do Imaculado Coração de Maria, ocorreu a celebração ecumênica em louvor à santa peregrina Padroeira do Brasil. Conduzindo a celebração apoiado pelo frei Carlos da paróquia de Itaberaba, o Bispo Dom André apresentou o novo pároco tupinense, Pe. Joeval Oliveira Rios e o novo pároco para Nova Redenção e Ibiquera, Pe. Mario de Carli.

Durante a celebração o Pe Joeval cumpriu o ritual conduzido pelo Bispo, respondendo a todos os questionamentos, testemunhando sua fidelidade sacerdotal a serviço da coletividade.

Vaqueiros conduzem a imagem peregrina.
Vaqueiros conduzem a imagem peregrina.

A missa campal contou com a presença das autoridades locais, desde prefeito, o Renildo representando o vi-prefeito Léo Satélite, vereadores e quase 1.000 fiéis, muitos sentados e a maioria em pé durante toda a homilia religiosa.

Peregrinação

No dia 2, a Santa Padroeira permanecerá na Matriz para as celebrações e bênçãos dos fiéis.  Em seguida se dará a peregrinação com N.S. Aparecida, percorrendo todo o município em visita às CEBs dos distritos, povoados e agrovilas dos assentamentos, nos dias 3 e 4, passando pela Beira Rio, Povoado do Baixio, Bandeira, Lagoa do Boi, Crispim e Vale do Paraguaçu. No dia 5, as bençãos se darão no Distrito de Terra Boa e assentamentos Canabrava, Pé do Morro e Aliança; Dia 6, comunidades de Barra Verde, Cambui, Gameleira, Jordão e Polinesia; dia 7, Limoeira Mata do Óleo, Grotão, Malhada Grande; dia 8, Macambira, San Clara e Malhador; dia 9, nas localidades de N.S. das Graças e Carmelito; dia 10, no Santo Antônio e  no Climério; dia 11, as concentrações ocorrerão na Matriz, com as celebrações com os idosos pela manhã e a noite para a juventude; no dia 12 ocorrerá a despedida da imagem peregrina que seguirá para a cidade de Tapiramutá.

Dom André (ao centro) apresenta os padres Mario de Carli e Joeval Rios, ao chegarem no Entroncamento.
Dom André (ao centro) apresenta os padres Mario de Carli e Joeval Rios, ao chegarem no Entroncamento.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios