FlashPolícia

Operação da policia civil desmonta facção criminosa que era comandada por presidiário da Penitenciária Lemos Brito

A operação percorreu os municípios de Itaberaba, Ruy Barbosa Boa Vista do Tupim, Iaçu e Marcionílio de Souza e Ibiquera, foram detidos os principais cabeças dos bandos e presos 21 criminosos

Delinquentes detidos e sob custódia na 12ª Coorpin.

A Polícia Civil em ação conjunta com a Policia Militar, realizaram nesta terça-feira, 21, a mega operação denominada “Serra Grande IT”, que teve por finalidade combater a criminalidade, o tráfico de drogas e homicídios. Durante a intensa ação policial que percorreu os municípios de Itaberaba, Ruy Barbosa Boa Vista do Tupim, Iaçu,  Marcionílio de Souza e Ibiquera, foram detidos os principais cabeças dos bandos e presos 21 criminosos, dentre traficantes, assaltares e homicidas.

Frota de viaturas garantiu a extensa operação.

Foram cumpridos 52 mandados judiciais, sendo 27 mandados de prisão preventiva e 25 mandados de busca e apreensão, todos relacionados a investigação criminal que descortinou o grupo criminoso que vinha agindo na área da 12ª Coordenadoria de Polícia do Interior.

Após meses de investigação criminal, foi possível identificar que o líder da facção era o presidiário Djalma Barbosa Pereira, alcunha “Nego Djalma”, o qual, de dentro da penitenciária Lemos de Brito comandava o tráfico de drogas e ordenava a morte de criminosos de facções rivais por toda esta região.

Todos os detentos são adultos.

Durante as investigações foi possível identificar que a facção criminosa havia instalado sua base nas cidades de Ruy Barbosa e Ibiquera, local onde recebiam as drogas e armas e posteriormente distribuíam para as cidades de Itaberaba, Boa Vista do Tupim, Iaçu e Marcionílio de Souza.

A operação resultou na prisão de 21 criminosos, um revólver calibre 38, uma espingarda de calibre 22, muita maconha industrialisada, crack e cocaína.

A operação envolveu a participação direta de 208 policiais entre Agentes da Civil e Policiais Militares, sendo utilizadas 26 viaturas da Polícia Civil e 26 viaturas da Polícia Militar, totalizando 52 viaturas.

A detenção dos traficantes reduz a criminalidade na região.

Participaram da operação as seguintes organizações vinculadas ao DEPIN: Coordenadorias da Polícia Civil da 12ª Coorpin Itaberaba, 3ª COORPIN Santo Amaro, 4ª COORPIN Santo Antônio de Jesus, 15ª COORPIN Serrinha, 9ª COORPIN Jequié, 1ª COORPIN Feira de Santana, 13ª COORPIN Sebra, CATI/ DEPIN, COE, além de corporações do 11º Batalhão da Polícia Militar, CPR Chapada, Rondep Chapada, Caesa, CIPE e CETO. (Fonte: 12 Coorpin – Itaberaba/Ba)

Salvador do Paraguaçu

Salvador do Paraguaçu ou Salvador Roger Pereira de Souza, é jornalista editor fundador do periódico O Paraguaçu em circulação desde 1976. Solteiro (divorciado) é um ambientalista dedicado em defesa do Rio Paraguaçu. Para tanto criou a ONG Fundação Paraguaçu, com a qual promove o Projeto Cariangó, que tem por meta o plantio de 1.0 milhão de árvores nativas na região do médio Paraguaçu e Chapada Diamantina. O projeto conta com a participação de empreendedores, muitos voluntários e recebe apoio da Fundação Interamericana - IAF, que firmou o convênio BR-898 com a doação de U$49.0 mil dólares, em apoio a etapa inicial da meta de 1.0 milhão de árvores a serem plantadas em cinco anos. O ano inicial é 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *