Novo app permite fazer deepfake com seu rosto a partir de GIFs famosos

O deepfake é uma das práticas mais polêmicas das redes sociais recentes. Trata-se de usar machine learning para colocar rostos de pessoas famosas em vídeos ou fotos dos quais tais indivíduos não participam. Ou seja, criar montagens capazes de enganar o espectador. E com o seu crescente uso em conteúdo envolvendo fake news, a tecnologia foi proibida no Facebook.

Contudo, isso também pode ser muito divertido. Uma nova plataforma chamada Doublicat criou um app que permite colocar o rosto do usuário em GIFs, somente usando a câmera do smartphone.

Ele coloca seu rosto em vários GIFs (Foto: Wagner Wakka/Canaltech)

O programa traz uma lista de GIFs populares de franquias como Star Wars, Friends e Game of Thrones, nos quais o usuário pode colocar o próprio rosto de forma bastante fácil. No fim, também é possível baixar o vídeo tanto em formato GIF ou MP4 para vídeos.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

Foto: Wagner Wakka/Canaltech

A plataforma usa o sistema do RefaceAI, um mecanismo de inteligência artificial já usado em outros apps, como Reflect. O software cria uma máscara 3D com reconhecimento facial. Assim, mesmo que o personagem vire o rosto em 360º, o movimento continua natural.

Deepfake criado com sistema do Reflect AI (Foto: Wagner Wakka/Canaltech)

Segundo a companhia, todas as fotos são deletadas após o usuário usá-las para fazer seus GIFs. O que permanece são as representações vetoriais do rosto que, segundo seus administradores, “não compartilhamos com ninguém”.

Ainda, a companhia se mantém por doações de usuários e publicidade em adsense dentro do app, motivo pelo qual ela promete que não vende os dados pelo serviço.

Foto: Wagner Wakka/Canaltech)

O Doublicat está disponível para Android e iOS gratuitamente.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Loja não-oficial da Xiaomi no Brasil desaparece e deixa clientes na mão
  • Fotos do novo smartphone da Samsung confirmam que ele se chamará Galaxy S20
  • Documentário brasileiro Democracia em Vertigem é indicado ao Oscar; veja lista
  • Microsoft quer resolver problema de incompatibilidade de drivers no Windows 10
  • Por que é tão difícil voltar a trabalhar depois das férias? A ciência explica!
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios