Município de Boa Vista do Tupim ganha seu 1º Curso Pro Senar Leite

O treinamento beneficiará 20 pequenos produtores mas já canta com 40 inscritos interessados

Alfredo Bezerra destaca a importância do Pro Senar Leite para melhora a vida dos pequenos produtores tupinenses.

Na segunda-feira, 16, a sede da Cooperativa dos Produtores de Gado Leiteiro de Boa Vista do Tupim Ltda, COOPERTUPIM esteve movimentada diante da participação de dezenas de pequenos produtores e técnicos da Federação da Agricultura do Estado da Bahia – FAEB e do Serviço Nacional de Aprendizagem rural – SENAR, participando do lançamento do Curso Pro Senar Leite, ofertado pelo Sindicato Rural de Itaberaba em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e a cooperativa.

O vice prefeito Léo Satélite, secretario da agricultura, conclamou a frequência dos inscritos no curso.

O evento contou com a presença do ruralista Alfredo Bezerra, presidente do Sindicato Rural e Leonardo Rocha Paulino, coordenador regional do Senar, que foram recebidos pelo secretário de agricultura da Prefeitura, Leo Satélite e Laudelino Martins, presidente da Coopertupim, entidade que sedia o curso Pro Senar Leite.

Vontade de melhorar

O técnico do Senar, Juliano Pimentel, acompanhará as etapas do curso.

O curso terá inicio com a participação recorde de 40 produtores inscritos, apesar de atender apenas a 20 beneficiários. “Os produtores a mais poderão acompanhar o treinamento como ouvintes, aproveitando todos os conhecimentos e experiências durante o treinamento”, ponderou o técnico do Senar, Juliano Costa Pimentel. O fator motivação pessoal, foi bastante enfatizado tanto por Alfredo Bezerra que alertou para a frequência ao curso “para evitar que a FAEB suspenda o treinamento”, quanto por Leonardo Paulino, que pediu a dedicação de todos os cursistas para que cada um conquiste os melhores resultados em seus negócios rurais”.

Hernandes apelou para o senso de participação dos produtores.

O diretor Hernandes Medrado, da Coopertupim e consultor do Sebrae, acrescentou: “O produtor só muda pra melhor se ele tiver a vontade e disposição para melhorar de vida”, é com essa vontade que cada um deve comparecer a todas as etapas do curso. Serão três dias de curso por mês, com oferta de almoço a todos os cursistas, além de visitas técnicas às propriedades.

A plenária dos produtores lotou a Coopertupim.

O Pró Senar Leite é um curso do Programa Viver bem no Semiárido, desenvolvido pela FAEB. Com duração de cinco meses, e etapas que duram dois anos, o programa conta com uma equipe técnica de agrônomos, veterinários e zootecnistas. O curso ofertará técnicas de preparo adequado do solo; produção de alimentos para o manejo nutricional dos rebanhos e o controle sanitário e reprodutivo, visando melhorar a produtividade e a rentabilidade dos produtores, fortalecendo a cadeia produtiva e promovendo o desenvolvimento econômico e social das famílias do campo.

Jorge, gerente do Sicoob Sertão anunciou disposição para parcerias.
Na mesa de trabalhos, João Alvin, Alfredo, Leonardo Paulino, Leo Satelite Luadelino, Hrenandes, Jorge e Juliano.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios