Lideranças utinguenses provocam setores do governo estadual para investir na perenidade do Rio Utinga

Jouyson mobiliza os deputados Marcelo Nilo e Marcelino Veiga a mobilizar o Estado para salvar o Rio Utinga.

Um dos principais afluentes do Rio Paraguaçu tem passado por sérias crises de vazão, sofrendo inclusive interrupções no curso d’água, diante do excesso de produção da fruticultura irrigada quer se tornou a principal fonte econômica geradora de emprego, renda, e divisas tributárias para os municípios daquela sub bacia hidrográfica. Entretanto, o governo insiste em realizar ações pontuais, sem solução definitiva para salvar o importante afluente.

Apoiou a mobilização de irrigantes na limpeza da barragem da Cabeceira do Rio e da calha do manancial; Vetou os desvios ao longo do curso d’água; Com apoio do Inema e policia ambiental, fiscaliza o pacto dos irrigantes no bombeamento de água em dias alternados, etc.

Rio Utinga

Para solução definitiva, o Estado precisa realizar um estudo hidrológico do aquífero para se ter uma referencia exata do potencias da vazão; Administrar a outorga sob rigorosa fiscalização e medidas coercitivas pactuadas com os produtores; Limitar o pólo irrigante aos limites do potencial do rio, de forma a jamais comprometer sua perenidade, mesmo nas estiagens anuais; Por fim, edificar barragens em pontos estratégicos para estabilizar a oferta de agua nos períodos de seca.

Novas discussões

Nova rodada de discussões na última Quinta (19/12),reuniram o prefeito Joyuson Vieira com o deputado federal Marcelo Nilo e o estadual Marcelinho Veiga, na sede do PSB em Salvador.

No encontro, Vieira voltou a insistir na Racionalização de medidas emergenciais do Inema e propôs emendas por parte dos senadores deputados federais baianos via CODEVASF, para a construção de Barragens.

O grupo ficou de provocar o envolvimento do senador Otto Alencar que é de Ruy Barbosa, logo, Chapadeiro nato. Os também senadores Jaques Wagner que adotou Andaraí, logo, Chapadeiro e Ângelo Coronel que foi o Segundo mais votado na Chapada.

“Todos tem compromisso com a vida do Rio Utinga e a perenidade do Rio Paraguaçu”, concluiu Joyuson.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios