Ivan é eleito prefeito de Ibiquera derrubando 19 anos de dominação dos Ramos

Ivan desmonta um cliclo de dominação de 19 anos em Ibiqeura.
Ivan desmonta um cliclo de dominação de 19 anos em Ibiqeura.

As eleições deste ano em Ibiquera, registrou um marco histórico na política local, já que a vitória eleitoral do jovem advogado Ivan Almeida (PMDB), eleito prefeito com 58,40% dos votos, derrubou uma das mais longas dominação politico-administrativa em vigor na Chapada Diamantina, a oligarquia dos Ramos, que manteve-se no poder, dominando a política municipal por longos 19 anos.

Eleito prefeito com 1.633 votos, Ivan saboreou sua vitória com 470 votos de frente, derrotando seu oponente, o empresário Pedro Edilson Oliveira (PSD) que apoiado pelos Ramos, recebeu 1.163 sufrágios, equivalentes a 41,60% do eleitorado, que este ano totalizou 3.543 eleitores no municipio.

Com um discurso centrado na expectativa das mudanças almejadas pelo povo ibiquerense, Ivan foi atraindo a cada dia novas adesões de famílias descontentes com a deficiência administrativa da segunda gestão do atual prefeito Rildo Ramos. Com uma gestão pífia, o prefeito tem sido muito criticado por não atrair investimentos e obras para o município, além de gerar muita inadimplência e reduzir a qualidade de vida da população.

O prefeito eleito Ivan Almeida e seu vice-prefeito Teva do Sindicato, terão pela frente o desafio de equilibrar as contas municipais e promover a recuperação econômica do município, onde o desemprego é grande na cidade e no campo.

19 anos de dominação

A família Ramos passou a dominar a política do município de Ibiquera a partir do ano de 1977, quando o patriarca Donato Ramos derrotou o prefeito Basílio Silva Passos, elegendo-se prefeito na eleição de 1976. Apesar do seu jeito simplório, Donato reunia carisma e muita habilidade política no trato com as lideranças e os eleitores, conseguindo manter o controle do munícipio por longos 19 anos. Seu primeiro mandato perdurou de 1997 a 2000, sendo reeleito, governou mais 4 anos até 2004. Em seguida elegeu como seu sucessor o funcionário e tesoureiro do município e seu coligado, Edmundo Souza de Oliveira (2005-2008). Mantendo a harmonia da família, apesar da rebeldia de Edmundo, que rompeu com o grupo e apoiou a candidatura oposicionista encabeçada pelo advogado Valter Ubiraney dos Santos, Donato conseguiu eleger prefeito o seu filho Rildo Kleber Macedo Ramos (2009-2012), que alcançou a reeleição mantendo o domínio do município até o presente mandato (2013-2016).

Durante a campanha os jovens abraçaram e caminharam com Ivan, ampliando a margem de votos.
Durante a campanha os jovens abraçaram e caminharam com Ivan, ampliando a margem de votos.

14519895_842686592529442_7958769228454559236_n

A juventude de Ibiquera abraçou as propostas de mudança da campanha de Ivan.
A juventude de Ibiquera abraçou as propostas de mudança da campanha de Ivan.
Ivan, de camisa amarela, arrastou multidões nas suas caminhadas eleitorais.
Ivan, de camisa amarela, arrastou multidões nas suas caminhadas eleitorais.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios