Itaberaba se mobiliza na prevenção ao suicídio

A rede de atenção básica de Itaberaba está mobilizada para participar da campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio: Setembro Amarelo. Nesse período, todas as Unidades de Saúde do município vão estar debatendo o tema, com o objetivo de esclarecer, conscientizar e estimular o diálogo para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Itaberaba programou uma série de ações internas, voltadas ao público usuário dos serviços, seus familiares e amigos com palestras sobre como identificar os sintomas, onde buscar ajuda e qual a abordagem mais adequada para lidar com o assunto. O suicídio é um fenômeno complexo, mas saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo.

Além da ação interna, o Centro deve ampliar o debate, com a promoção de palestras em escolas da Rede Municipal de Ensino (RMS), no Instituto Municipal de Ensino (INSME) e na Escola Municipal Pedra que Brilha. Além do CAPS, as equipes do Hospital Geral de Itaberaba (HGI), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas e das Unidades de Saúde da Família (USFs) estão mobilizadas para a campanha.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas. Isso indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas. Hoje, 32 brasileiros suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano.

No Brasil, a Campanha foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio — comemorado no dia 10 de setembro. A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

A Campanha Setembro Amarelo é uma promoção da Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio das coordenações de Atenção Básica e do CAPS. Durante todo o mês de setembro, o Portal Oficial da Prefeitura também vai participar Campanha, utilizando uma mensagem personalizada como plano de fundo do site.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios