Inema emite alerta máximo de chuvas para Salvador e mais 146 cidades do Recôncavo e Chapada Diamantina

A partir desta quinta feira chuvas intensas cobrirão vários municípios da costa baiana ao alto da Chapada Diamantina, podendo surpreender em volume, alerta o INEMA

A tromba d’água em Milagres chegou a afetar o trafego na BR-116 (Rio-Bahia) que atravessa a cidade.

O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (INEMA) emitiu um alerta máximo de chuvas para Salvador e mais 146 municípios nesta quinta-feira (06). A informação foi publicada no fim da tarde desta quarta-feira (5). Itaberaba figura como uma das cidades a ser sacudida por fortes temporais, assim como Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Utinga e Milagres, que no inicio da semana sofreu com a queda de uma tromba d’água.  Confira a lista de cidades aqui. 

O instituto informou que, nas próximas 24h, permanece a previsão de chuvas permanece a previsão de chuvas intensas, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. Com essa condição, a situação é de alerta máximo para algumas localidades da faixa centro-leste, que inclui municípios da Chapada Diamantina, Recôncavo e parte do Sul baiano. Para as demais regiões do Estado, a situação continua sendo de Atenção e Alerta.

Previsão meteorológica

O Inema informa que utiliza informações das Estações Meteorológicas de imagens de satélites e modelos de previsão do comportamento do tempo em escala regional para avaliar as probabilidades de ocorrência de chuvas e direcionar uma atenção maior pela Defesa Civil em determinadas regiões que apresentem maior risco. O Alerta não significa que os fenômenos acontecerão em toda a extensão da área de risco, mas que há probabilidade de ocorrência em determinados locais da região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *