Ibiquera prepara a Festa da Gruta da Lapinha e a Grande Festa dos Vaqueiros

O berrante já pode ser ouvido no horizonte anunciando a chegada da Festa dos Vaqueiros de Ibiquera.

O mês de agosto será marcante para Ibiquera, na chapada Diamantina, pois o município conviverá com três grandes momentos da sua história politica, econômica, cultural e religiosa. Além de comemorar no dia 20, a data dos seus 59 anos de emancipação politica e administrativa, a cidade estará convivendo com dois eventos tradicionais da sua cultura e religiosidade populares: a Festa da Gruta da Lapinha e a tradicional Festa dos Vaqueiros.

Secretários, diretores, técnicos e auxiliares da prefeitura, discutem em reunião, a organização dos eventos.

Durante a semana passada e nesta, as equipes de técnicos e secretários da Administração Nasce Uma Nova Ibiquera, estão em sucessivas reuniões de planejamento para organizar os detalhes de todos os momentos festivos. A programação que está sendo montada tem por tema “Nossa História, Nossa Gente e Nossos Encantos”.

No dia da sua festa a Gruta da Lapinha recebe muitos romeiros e visitantes. (Foto arquivo).

Festa da Gruta da Lapinha

A Festa e Romaria da Gruta da Lapinha, acontecerá no próximo domingo, 6, com celebração de Missa Campal que atrairá a presença de romeiros de toda a Chapada Diamantina e regiões da Bahia, além de muitos turistas e visitantes. Mas, desde o sábado, será intensa a movimentação e visitação aos grandes salões da maior caverna da região diamantífera da Bahia, onde romeiros têm depositado os ex-votos, realizando preces e recebido as bênçãos.

No grande salão de entrada os fiéis oram e agradecem pelas graças alcançadas. (Foto arquivo).

Uma missa será celebrada sob o imponente arco de entrada da gruta, onde estão entronizadas antigas imagens de santos e ex-votos dos romeiros, em agradecimento às graças alcançadas nas suas preces. Tudo isso num ambiente animado uma Feira Chique e por shows musicais  de cantores regionais patrocinados pela Prefeitura de Ibiquera.

19ª Festa dos Vaqueiros

Os vaqueiros de Ibiquera já estão convidando os parceiros dos municípios vizinhos.

A Grande Festa dos Vaqueiros acontecerá no domingo, dia 20, como parre integrante da Semana da Cidade que inicia no dia 14. No dia 18 se instalará a Feira da Cidadania, na Praça São José, com a participação do programa Prefeitura Itinerante que atuará na sede. No dia 19 acontecerá o Desfile Cívico com a participação das escolas, órgãos públicos e entidades comunitárias. Neste dia um bolo gigante será ofertado para ser saboreado por toda população e convidados.

O prefeito Ivan Almeida anunciará a qualquer momento as atrações da festa.

Na noite do sábado 19, haverá grandes espetáculos musicais, cuja grade será apresentada em breve pelo prefeito Ivan Cláudio de Almeida(PMDB), um entusiasta do resgate cultural, social e econômico do município. O chefe de gabinete e ex-prefeito Edmundo Oliveira, os vaqueiros Josias de Maçu, Branco de Pedro, Zé Luis de Zé Totó e outros parceiros, cuidam da organização da festança da vaqueirama.

21ª Corrida Rústica

Com cara nova, a cidade recepcionará grandes festas no mês de Agosto.

A prática esportiva e de atletismo será também parte das efemérides do município, sendo prevista a 21ª Corrida Rustica de Ibiquera, que homenageará os melhores corredores da cidade e região, disputando os prêmios patrocinados pela prefeitura. As inscrições estão abertas podendo os atletas ligarem para os fones da Prefeitura: 75.3328-2287 e 75.3328-2131, para falar com os coordenadores Elânia Alves (diretora de esportes), Gilvan Mendes de Oliveira e Gidival Ferreira, que cuidam dos detalhes da prova.

Haverão dois torneios de futebol de salão e um amistoso de futebol de campo, sob a coordenação de João Antônio, Juti, Treiteiro e Roberto Macarrão, que ajudarão na organização dos certames.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios