Direto da RedaçãoFlashNotícias da Chapada Diamantina

Hospital Padre Aldo de Ibitiara fechará as portas por culpa do governo estadual

Corte de 50% dos repasses mensais do SUS comprometeram o funcionamento do hospital, ampliando as dificuldades de socorro à população

Hospital Padre Aldo será fachado por falta de apoio do governo estadual.

Uma manifestação angustiada publicada nas redes sociais, neste final de semana, pelo Pe. Nicivaldo de Oliveira Evangelista, da paróquia de Ibitiara, município situado entre os limites da Chapada Diamantina e o Vale do São Francisco, anuncia que o Hospital Padre Aldo da cidade será fechado. “Depois de muita ansiedade, tentativa de busca de soluções, muita espera e reflexão com muito sofrimento, chegamos a uma triste conclusão: estaremos nesta terça-feira próxima, dia 03 de abril, fechando as portas do Hospital Padre Aldo”, confessa o pároco que também é gestor daquela unidade de saúde.

 

O Padre Nicivaldo revela a situação critica do Hospital Padre Nlado, de Ibitiara

O Padre Nicivaldo revela que o hospital será fechado por culpa do Governo do Estado que cortou 50% dos recursos do SUS que mantinham o funcionamento da nossa unidade hospitalar. “Consideramos a decisão administrativa do Governo do Estado bastante equivocada quando resolveu estabelecer um corte de 50% dos recursos do SUS que mantinham nossa unidade hospitalar”, revela o padre em sua nota nas redes sociais.

Cortes do SUS impedem o funcionamento

“Com o recurso que recebia, já sofríamos sérias dificuldades para manter o funcionamento mínimo do Hospital, tendo que contar sempre com a ajuda da população”, esclarece a Nota, acrescentando que “o quadro de funcionários opera no mínimo para a atender a demanda existente. Imagine agora funcionar com metade do recurso?!”

As instalações do hospital foram recentemente reformadas com o apoio da população.

O Padre Nicivaldo, junto com uma comissão de representantes locais tentou, desde fevereiro, o diálogo com os gestores dos municípios de Novo Horizonte e Ibitiara para poderem buscar uma solução política junto ao Governo do Estado. “Não obtivemos, concretamente, nenhuma resposta até o presente momento”, revela o pároco. Ele salienta que, na condição de Diretor Presidente da SABI – Sociedade Assistencial e Beneficente de Ibitiara, entidade mantenedora do Hospital Padre Aldo, “não posso permitir que um endividamento maior aconteça”.

Diante do quadro de insolvência e incapacidade financeira que impede o funcionamento do hospital, o padre Nicivaldo confessa: “Com muita dor e muito pesar, seremos obrigados a fechar o Hospital. Assim sendo, venho comunicar a todos os sócios, conselho fiscal, colaboradores do Hospital, e a população interessada, que amanhã às 19:30, no salão paroquial de Ibitiara, estaremos fazendo os devidos esclarecimentos sobre a nossa triste decisão”, conclui a nota.

Salvador do Paraguaçu

Salvador do Paraguaçu ou Salvador Roger Pereira de Souza, é jornalista editor fundador do periódico O Paraguaçu em circulação desde 1976. Solteiro (divorciado) é um ambientalista dedicado em defesa do Rio Paraguaçu. Para tanto criou a ONG Fundação Paraguaçu, com a qual promove o Projeto Cariangó, que tem por meta o plantio de 1.0 milhão de árvores nativas na região do médio Paraguaçu e Chapada Diamantina. O projeto conta com a participação de empreendedores, muitos voluntários e recebe apoio da Fundação Interamericana - IAF, que firmou o convênio BR-898 com a doação de U$49.0 mil dólares, em apoio a etapa inicial da meta de 1.0 milhão de árvores a serem plantadas em cinco anos. O ano inicial é 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato
Close

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/oparaguacu/www/wp-includes/functions.php on line 3729

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/oparaguacu/www/wp-includes/functions.php on line 3729