Golpe que utiliza imagem da Netflix preocupa usuários latino-americanos

Nesta quinta-feira (15), a ESET, empresa de detecção de ameaças, revelou a existência de um novo golpe identificado na América Latina, semelhante ao que ocorreu no Brasil em 2019, que utiliza a imagem da Netflix para roubar dados de cartão de crédito dos usuários do serviço de streaming.

Presente em países falantes de língua espanhola na América Latina, esse golpe começa com um email dos criminosos se passando pela Netflix, e na mensagem a vítima recebe um aviso de que se não completar informações que faltaram no cadastro, ou que estavam incorretas, a conta seria suspensa dentro de 72 horas. O usuário que acredita na mensagem acaba passando suas informações para os criminosos, e tem seus dados roubados por eles.

Golpe que utiliza imagem da Netflix preocupa usuários latino-americanos

Apesar do email parecer legítimo, a ESET explica que existem diversas maneiras de reconhecer um golpe. Algumas das dicas dos especialistas são prestar atenção no remetente, já que mesmo que o nome da empresa apareça, se você analisar com calma, é possível perceber que não se trata de um contato oficial de um domínio da Netflix. Além disso, o link recebido, mesmo que o remetente pareça real, às vezes o site que o link te direciona é falso, por isso, esteja atento ao domínio do site e outros sinais, como erros gramaticais ou sites em línguas estrangeiras.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

A empresa também recomenda conferir o certificado de SSL. Aquele cadeado ao lado da URL dos sites é, na verdade, um certificado de segurança, porque ele mostra que os dados sigilosos inseridos naquele site estão sendo criptografados, o que protege sua informação de criminosos e torna mais difícil roubar seus dados. A ESET também reforça que nem sempre um site com cadeado é seguro, mas é possível conferir sua origem ao clicar no símbolo e ver a organização responsável por ele.

Cibercriminosos fingem ser a Netflix cobrando os usuários em e-mail falso

Outro ponto recomendado pelos especialistas é entrar em contato com a empresa suposta remetente da mensagem por canais oficiais, como telefones fornecidos no site oficial e redes sociais. caso esteja em dúvida da veracidade da mensagem. “Tenha uma solução de segurança instalada e atualizada, dessa maneira se algum arquivo malicioso for baixado no seu computador, celular ou tablet, ou você acessar algum site malicioso, a solução identifica o problema e serve como barreira”, aconselha a empresa.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • OFERTA TOP: Smart TV de 32 polegadas da Sony por menos de R$ 900 e frete grátis!
  • Xiaomi promete atualização do Android 10 no Mi A3 para o mês que vem
  • Os 5 filmes mais picantes disponíveis na Netflix
  • Oceano está aquecendo no ritmo de quatro bomba-atômicas por segundo, diz estudo
  • Os 10 melhores filmes de fantasia disponíveis na Netflix
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios