Futuro Hospital Municipal de Ibiquera terá sala de parto e serviços de urgência e emergências

O prefeito Ivan Almeida está determinado a viabilizar os serviços hospitalares na cidade de Ibiquera.

Com determinação e muita coragem, o prefeito Ivan Cláudio de Almeida vem tocando os trabalhos de engenharia para adaptação do Posto de Saúde, visando transforma-lo em um Hospital Municipal. A obra realizada por administração direta da Prefeitura vem utilizando recursos próprios do município, apesar de sua baixa receita, baseada no repasse de apenas 0.6 do Fundo de Participação dos Municípios – FPM. “Por maiores que sejam as dificuldades do nosso município, o povo precisa receber atendimento médico de qualidade em sua cidade”, reconheceu o prefeito ao justificar porque iniciou a dispendiosa obra para viabilizar um hospital municipal.

O HPP de Ibiquera será dotado de Sala de Parto, para garantir o nascimento dos filhos nativos (foto ilustrativa).

“Não podemos admitir que os filhos de Ibiquera, das famílias que amam nossa terra natal, vivam a buscar socorro médico fora, cabendo ao município, mesmo com sacrifício, o dever de ofertar atendimento hospitalar para a população”, destacou o prefeito Ivan Almeida.

Estrutura moderna

Sala de emergência com dois leitos será instalada no HPP de Ibiquera.

Os trabalhos de adaptação do Hospital Municipal na Praça São Jose, seguem em ritmo acelerado, com uma equipe de trabalhadores demolindo paredes, ajustando e redimensionando espaços físicos, para instalar os futuros serviços hospitalares. O Hospital de Pequeno Porte de Ibiquera (HPP) será equipado com Clinica médica, Centro Obstétrico dotado de Sala de Parto, Sala de Pré-parto e Enfermaria Obstétrica com três leitos e Berçário para amparo e acompanhamento dos bebês; Terá um Pronto Socorro equipado para emergências, com Enfermarias para 2 leitos femininos, 2 leitos masculinos e 2 leitos de pediatria; além  da Sala de Estabilização de pacientes e serviços de Laboratório bioquímico com coleta local.

O velho e sucateado Posto de Saúde vem sendo transformado e ampliado para receber as instalações do Hospital Municipal.

Emenda de R$400 mil

O prefeito Ivan Almeida informa que o hospital será devidamente registrado nos sistemas de gestão da Secretaria Estadual de Saúde – SESAB e do Ministério da Saúde – MS, onde está tramitando a liberação de uma verba de R$400 mil reais, oriundos de uma emenda do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB), para equipar o futuro HPP.

O deputado federal Lúcio Vieira Lima aprovou emenda ao Orçamento da União, assegurando recursos para o prefeito Ivan Almeida equipar o futuro hospital.

Esta verba será destinada à compra dos equipamentos hospitalares como, mesa de parto, mesa cirúrgica, macas, camas, móveis, utensílios cirúrgicos, centrifuga de esterilização,  máquina lavanderia, etc.

Ivan Almeida salienta que do orçamento do município, a Prefeitura está investindo em torno de 20% nos serviços de saúde que foram ampliados para “garantir que os filhos de Ibiquera busquem solução para sua saúde em sua terá natal”.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios