Estudantes do Maria Bernarda realizam pesquisa histórica na redação de O Paraguaçu

Estudantes na redação, entrevistam nosso jornalista editor Salvador Roger.

Na tarde desta quarta-feira, 19, um grupo de alunos do colégio privado Maria Bernarda, visitou a redação do jornal O Paraguaçu, onde entrevistaram o jornalista Salvador Roger de Souza e pesquisaram documentos e jornais sobre a história contemporânea do município de Itaberaba. Os jovens integrantes do 3º ano do ensino médio estão realizando trabalhos escolares, cumprindo o programa da disciplina história.

Dentre os temas abordados, Roger comentou sobre a realidade cultural do município, tendo criticado a falta de politicas públicas para o setor; no campo histórico citou os reflexos do golpe militar de 64, e a repressão armada que depôs do cargo de prefeito eleito, o médico Nelson Alencar, prendeu o juiz liberal Moura Costa e vários trabalhadores da construção civil, a exemplo do mestre Balinha, além de perseguir jovens estudantes.

Na abordagem histórica, Salvador citou o incêndio da Matriz do Rosário, ocorrido Madrugada de 1º para 2 de outubro de 1957, no coro de madeira da Igreja, causado por fogo em colmeia de abelhas italianas.

A equipe estudantil esteve com as adolescentes Anna Rocha, Fernanda Sodré, Laísa Ferreira, Emilly Queiroz, Rachel Oliveira, acompanhadas pelo jovem Marcos Vinicius, que pesquisaram também o arquivo das edições impressas dos últimos 43 anos de jornalismo de O Paraguaçu.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios