Cortejo das Baianas movimenta o domingo em Itaberaba

A Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), mantendo a tradição de mais de 40 anos de resistência, realiza, no próximo domingo (4), o Cortejo das Baianas e Povo de Santo 2019, com o tema “Respeito é o que queremos: resgatando ao antigos Cortejos”. A concentração acontece na Praça do Rosário, a partir das 8h.

Este ano, evento deve contar com a participação de mais de 200 Baianas e Filhos de Santo que, vestidos com seus trajes rituais, realizam a tradicional “Roda Cultural”, em saudação ao Senhor Bom Jesus e a Nossa senhora do Rosário, com cantos e rezas africanas. Em seguida, o grupo sai pelas ruas da cidade rumo ao Monte Bom Jesus da Lapa.

No trajeto do Cortejo das Baianas e Povo de Santo são entoados cânticos afro-católicos, com muita dança e emoção. Antes da subida ao monte, acontece mais uma celebração com a participação de todos e o tradicional “banho de pipoca”. Já no Monte Bom Jesus, acontece o encerramento do Cortejo com a lavagem das escadarias da capela no alto do Monte com uma ‘roda de samba’.

O trajeto do Corteja das Baianas e Povo de Santo vai ter cerca de 1,5 km, saindo da Praça do Rosário até a Praça J. J. Seabra e seguindo pela Av. Rio Branco até a altura da Rua Josué Ribeiro do Santos. Daí, o grupo segue até a “sinaleira” onde toma o rumo do Monte Bom Jesus pela Av. Brigadeiro Eduardo Gomes.

Pelo calendário religioso, o Dia de Bom Jesus é celebrado, anualmente, no dia 6 de agosto. Em Itaberaba, quando esta data cai em “dia de semana”, convencionou-se realizar o Cortejo das Baianas e Povo de Santo sempre no primeiro domingo de agosto. As Baianas são consideradas patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios