Artistas empolgam o público e geram protestos em defesa da Amazônia, no 12º Festival de Igatu, em Andaraí

"O ar que respiramos, as águas, as florestas protegem nossas vidas! Temos o dever de preservar", bradou Maria Gadu com sua voz melodia

Maria Gadu empolga a multidão com cantoria e mensagens ambientais.

“Todos tem o direito de existir, tanto floresta quanto povo indígena”, afirmou Maria Gadu sob os aplausos da multidão, no seu show no sábado, 23, durante o 12º Festival de Igatu, no interior serrano do município de Andaraí.  O antigo distrito originário do ciclo do diamante no século 19,  reuniu grandes atrações nacionais neste final de semana, como  Opala 73, Vitrola Baiana, os Irmãos Macedo, Ana Mametto, Melim, Baile de Autor e Rita Batista. O evento aconteceu na sexta e sábado, 24, recebendo  visitantes de várias regiões, motivando o turismo e o comércio na Chapada Diamantina.

Os irmãos Macedo motivaram o saudosismo da boa música carnavalesca baiana.

Engajada há muito no ativismo ambiental, identificando-se como descendente indígena, Maria Gadu pediu pela preservação da biodiversidade brasileira enquanto cantou sucessos dos seus 20 anos de carreira. Compositora de fina sensibilidade musical, soma belas canções como Altar particularBela florDona Cila e Shimbalaiê, canção que alavancou a própria carreira de Gadú.

Encontro da boa musicalidade

A pequena vila Igatu recebeu uma população quase mil vezes maior.

Organizado pela Prefeitura, “Governo de Mãos Dadas com o Futuro”, o evento teve no espetáculo da Melim, o maior sucesso dentre os aplausos da noite de sábado. A genialidade e sonoridade musical os irmãos Melim, Diogo e Rodrigo, que são gêmeos, e a caçula Gabi, se conectaram, musicalmente falando, há pouco tempo, gerando a banda de sucesso nacional, combinando a mistura temperada de reggae, pop, MPB. Em Igatu, os jovens músicos interagiram com o público que cantou com eles sucessos como Dois corações, Peça felicidade, Meu abrigo, Confusão, e outros.

Ana Mametto e sua baianidade musical mesclada com o sincretismo.

Muita emoção e alegria do público, diante do encontro com a boa musicalidade proporcionada pelos artistas. Os Irmãos Macedo animara com os ritmos carnavalescos. Filhos de Osmar Macedo (1923-1997), criador do trio elétrico e da guitarra baiana ao lado de Dodô (1920-1978), os músicos Armandinho, Aroldo, Betinho e André fizeram um show empolgante. Ana Mametto também motivou aplausos e carinhos dos fãs, interpretando vários sucessos; assim como  a  banda Vitrola Baiana, que cantou uma releitura da música “Odara”, de Caetano Veloso e outros sucessos.

O festival iniciou na quinta-feira, 22, valorizando os artistas da terra, como os cantores Luíza Lemos, Pedro Sibas, Banda Orquídea e a participação  do Terno das Almas, do Projeto Nuca e alunos da Escola Eurico Antunes, dando abertura ao tema de Igatu – A Delicadeza de um lugar!.

Os irmãos Melim encantaram o público com a inovação musical.

Organização elogiada

As duas noites do 12º festival atraíram turistas e visitantes de todo Brasil, sendo a organização bastante elogiada pelo público,  gerando oportunidades de renda para muitos nativos do bucólico povoado. A Prefeitura, em plantões permanentes, garantiu a guarda de veículos que ficaram estacionados ao longo de quilômetros  dos dois acesso à serra, enquanto dois micro-ônibus completavam o transporte dos visitantes até o povoado encrustado na Serra do Cincorá, que forma o relevo da Chapada Diamantina. Conforme o secretário de cultura e turismo  andaraiense, o 12º Festival teve custos estimados em R$300 mil reais, cujo orçamento contou com o apoio de 1/3 do Governo da Bahia, através convênio com a Bahiatursa e a Secretaria Estadual de Cultura.

Praça de trouxe a cozinha nativa, com Escondidinho de banana da terra, espetinhos, godó, e modernidades como a pizza em forno a lenha,
Milhares de celulares iluminaram a multidão gravando os shows e músicos.
Álbum das lembranças do maior e mais organizado 6º Festival de Igatu:

JJFN8352

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios