Antigos e novos membros da Família Abreu promoveu 1º Encontro durante o aniversário de Ibiquera

Lideres da família como o ex-prefeito Miguel Abreu, marcou presença contando muitas histórias durante o encontro.

Mobilizados por jovens sobrinhas e netos, a maioria dos familiares dos Abreus, tradicional família ibiquerense, realizou seu 1º Encontro Familiar, durante as comemorações do 59º aniversário de emancipação politico administrativa da cidade. Além de almoço fraterno, os parentes curtiram a cavalo a 19ª Festa dos Vaqueiros promovida pela Prefeitura Municipal, acrescentando mais animação ao encontro fraternal.

Netos, bisnetos e tataranetos, juntaram-se aos tios, avós, bisavós, mães, pais e primos na maior alegria.

A Família Abreu tem exercido papel importante no desenvolvimento da comunidade, tanto no campo econômico empreendendo pequenos negócios e criação de empregos, como no campo social e politico, ocupando papéis de destaque nos momentos de decisão do município.

Pioneiros da emancipação

Miguel Abreu com os caiais, Emanuel e Stela, Conceição e Geraldo Radi e Eurides Abreu diante do casarão da família.

Moradores e fazendeiros do município quando ainda era pequeno o povoado de Olho D’água do Cedro, seus antigos patriarcas liderados por Espiridião de Abreu, participaram ativamente da luta pela emancipação do município, conseguindo separa-lo do território de Itaberaba, assegurando a autonomia politica e administrativa. Neste contexto, a família exerceu funções importantes como o cargo de prefeito, quando foi eleito Miguel Gomes Abreu para o mandato de 1967 a 1971. O velho líder Miguel Abreu, também se consagrou como serventuário do Tribunal de Justiça da Bahia, na condição de Tabelião do Cartório dos Feitos criminais, por onde se aposentou e continua a desfrutar de muitas amizades na sua cidade natal e em Itaberaba.

Dão de Abreu motiva os projetos culturais como Secretário de Cultura do município.

Outra liderança de destaque na família foi Manoel Gomes de Abreu, que em 1977 a 1982, exerceu a função eleita de Vice-Prefeito, exercendo um mandato marcado por seu espírito de politico conciliador.

Destaques administrativos 

Waldismá Abreu é Diretor de Transportes, assegurando mobilidade para a população.

Atualmente, a família Abreu continua contribuindo nas decisões e mudanças que se operam no município. Apoiaram desde os primeiros momentos a eleição do conterrâneo e atual prefeito Ivan Cláudio de Almeida, assegurando a vitória da Administração Nasce Uma Nova Ibiquera. Compondo a equipe administrativa, lá estão dois destacados Abreus: o cantor e compositor, Dão de Abreu (Esperidião de Abreu Neto), exercendo o cargo de Secretario  de Cultura e Waldismá Abreu, ocupando o cargo de Diretor de Transportes, ambos operando ações importantes que contribuem para o bom desempenho da gestão da Prefeitura Municipal.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios