Alunas do CETEP ganham premio na 7ª Feira de Ciências da Bahia com projeto sobre a poluição do Açude Juraci Magalhães

Alana e Paula apresentaram seu projeto pra a redação de O Paraguaçu.

As jovens estudantes Alana Mascarenhas da Silva e Paula da Silva Suzarth, do 4º ano do Curso Técnico em Administração no CETEP Piemonte do Paraguaçu I, de Itaberaba, conquistaram o prémio na 7ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), realizada na capital baiana no dia 7, apresentando o projeto de iniciação cientifica denominado Açude Juracy Magalhães: Seus Problemas e Possíveis Soluções. 

As professoras Agda Stela, Gilsiane Leão e Valdecy, parabenizaram as alunas pelo desempenho na FECIBA.

Para desenvolver o projeto as estudantes Alana e Paula, realizaram pesquisa junto aos colegas do CETEP, além das visitas e inspeções na área do Açude Juracy Magalhães que consideram “símbolo histórico e benéfico para a cidade de Itaberaba”. O local é considerado ponto turístico com sua beleza estonteante e tido como fonte de renda para os pescadores da cidade desde a data de sua inauguração em 14 de janeiro de 1933. Nele localiza-se o Parque Ecológico Juracy Magalhães, um projeto criado para a preservação do Açude.

Nas grandes enchentes de fim de ano, o acude sangra provocando bela queda d´água que atrai a população e turistas.

Em seu trabalho as estudantes revelam que “é preciso a recuperação da estrutura do Açude Juracy Magalhães para receber os turistas, bem como a estrutura de sua barragem”. Elas defendem a necessidade de preparar mais pessoas, para receberem os visitantes com explicações sobre a história do Açude Juracy Magalhães e o patrimônio histórico do local. Cursos poderiam ser dados preparando estas pessoas para preservarem o local e serem “guias” na comunidade. Assim, os próprios moradores seriam estimulados a valorizarem mais o local.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios