Alerta epidemiológico de Sarampo

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), divulgou informe sobre a confirmação de 03 casos de sarampo importados na Bahia. Diante da confirmação desses 3 casos importados, a Divep alerta para o risco de ocorrência de novos casos associados à importação do sarampo, o que torna essencial a manutenção de uma vigilância ativa para detecção oportuna de casos suspeitos e adoção de respostas rápidas para prevenção de surtos.

A Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Viep), informa que todas as medidas, recomendadas pela Sesab/Divep, já foram tomadas, inclusive com a disponibilização — em todas Unidades de Saúde da Família (USFs) do município — da vacina tríplice viral, além de estar intensificando o “bloqueio vacinal imediato” após exposição, com foco nos contatos diretos e indiretos suscetíveis na faixa etária de 6 meses a 49 anos.

Segundo a alerta, a vacina é a única forma de prevenir a ocorrência do sarampo na população. O risco da doença para indivíduos suscetíveis permanece, em função da circulação do vírus do sarampo em várias regiões do mundo e no Brasil, e da intensidade dos deslocamentos aéreos e terrestres. A partir da notificação de qualquer caso suspeito de sarampo, durante a atividade de investigação do caso, o município vai realizar busca ativa na área geográfica, a fim de detectar outros possíveis casos.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios