21ª Festa dos Vaqueiros em Ibiquera ganhou novo Prado pra corrida de Argolinha na Chapada Diamantina

A festança da vaqueirama atraiu milhares de visitantes que curtiram shows com as bandas Canários do Reino, Bonde D' Luxo e a dupla Naldinho e Leone

Após a celebração na Matriz de São José, as princesas abriram o Desfile dos Vaqueiros com a Imagem de N.S. Aparecida.

A 21ª Festa dos Vaqueiros de Ibiquera, aconteceu com muita animação no sábado e domingo, 17 e 18, quando a cidade comemorou antecipadamente, seus 61 anos de emancipação politica e administrativa. Muitas atrações como Corrida de Argolinha, Desfile dos Vaqueiros, Espetáculos musicais, Shows Pirotécnicos, Área de Alimentação e muita premiação, atraíram centenas de vaqueiros, peões de vaquejada, turistas, visitantes e a população ibiquerense, que se divertiram em mais uma demonstração da cultura nordestina que pode ser reconhecida como patrimônio imaterial do Brasil.

Desfile dos vaqueiros percorreu as principais ruas da cidade.

A tradicional Festa dois Vaqueiros é um evento turístico que impulsiona a economia local, lotando hotéis, pensões, aluguel de moradias, pousadas, restaurantes e gerando oportunidades de renda para muitos ambulantes.  Empolgado com o êxito da festa o Prefeito Municipal destacou a harmonia dos dois dias festivos; “Tudo transcorreu na maior paz e a tranquilidade, com nossos conterrâneos ibiquerense recebendo com muito carinho todos os visitantes”.

Na disputa da argolinha os vaqueiros lotaram a nova pista.

Grandes atrações do cancioneiro nordestino  marcaram os shows com os cantores Naldinho e Leone, Olan Pietro e as Bandas Canário do Reino, Bonde de Luxo e Feras Livres, além do pagodão traçado por Lord Guettho. A musicalidade muito e forró na Praça São José, atraiu os casais e o povão que dançou a valer, mesmo sob a chuva fina que dominou o dia e a noite de sábado.

Grandes espetáculos musicais atraíram multidões, que dançaram indiferentes à chuva fina. (Foto Wellington Abreu).

Após a Missa Campal, às 10h, em frente da Matriz de São José, celebrada pela freira franciscana Vanderléa Melo, da paróquia de Nova Redenção, os vaqueiros saíram em Grande Desfile de cavaleiros encourados conduzidos pela Rainha Vanessa Genésio, a Princesa Sabrina Rodrigues e a Madrinha Izamara Ferreira, que conduziu a imagem de N.S. Aparecida. Pela tarde, após o almoço coletivo da vaqueirama, aconteceu a Corrida de Argolinha, quando as duplas de peões disputaram  R$6.0 mil reais em prêmios patrocinados pela Prefeitura Municipal.

Ao lado do açude, o novo Prado de Argolinha tornou-se uma atração festiva.

 

Presenças destacadas

Muitas autoridades e visitantes marcaram presença durante a festa, inclusive os conterrâneos que moram em cidade distantes e outros estados. O ex deputado estadual Luis Augusto, participou do evento, mantendo diálogo e brindando com o Prefeito Ivan Almeida, juntamente com os prefeitos Ricardo Mascarenhas (Itaberaba) e Cézar Machado (Milagres) que confraternizaram-se com a Administração Nasce Uma Nova Ibiquera.

Lideranças e prefeitos uniram-se em confraternização.

Patrimônio imaterial

A vaquejada e o rodeio foram reconhecidos oficialmente como manifestações da cultura nacional e patrimônio cultural imaterial. O reconhecimento está na Lei 13.364/2016, sancionada pelo presidente Michel Temer (PMDB), publicada no Diário Oficial da União em 30 de novembro de 2016.

Na Bahia, uma lei de autoria da deputada Fabíola Mansur, declara a Festa dos Vaqueiros do município de Curaçá como um Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado da Bahia. Essa lei foi sancionada pelo governador Rui Costa, com vetos, mas tem recebido critica de vários outros municípios que também cultivam a Festa dos Vaqueiros, alguns há mais de 100 anos. A lógica seria o Estado sancionar uma lei válida para todo o território baiano.

Familiares e amigos uniram-se nas comemorações da 21ª Festa dos Vaqueiros.
Álbum de lembranças da 21ª Festa dos Vaqueiros de Ibiquera/Ba.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios