18 pacientes já são atendidos com hemodiálise no Hospital Regional Santa Casa de Itaberaba

Funcionando desde a semana do carnaval, a Clinica de Hemodiálise implantada pelo Instituto do Rim em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Itaberaba, a APMI e a CESAB, já conta presta atendimento para 18 pacientes, sendo 17 de Itaberaba e um do município de Andaraí. Conforme o medico nefrologista Fávio de Paula, estão sendo esperados os demais pacientes de Itaberaba e dos municípios circunvizinhos, que estão providenciando o processo burocrático da regulação. “Nossa clinica tem capacidade para atender mais de 200 pacientes ao mês, trazendo estes serviços para mais perto dos pacientes e dos seus familiares”, enfatiza o nefrologista.
Com a chegada da Clinica de Hemodiálise do Instituto do Rim, o Hospital Regional Santa Casa passou a ofertar os serviços especializados de nefrologia e urologia, dando suporte para todos os pacientes com problemas no aparelho urinário. Além do nefrologista Flávio, hospital conta também com o médico cirurgião Silva Neto, especialista em urologia. Além destes profissionais a equipe conta também com o mestre nefrologista Indalécio Guimarães, presidente do Instituto do Rim e a enfermeira mestra nefrologista Monique de Paula.
Futura UTI
Em viagem na sexta-feira 14, o provedor do hospital, Salvador Roger de Souza, manteve encontro com o governador Jaques Wagner, na cidade de Mucugê, onde pediu ao governante envidar esforços para a instalação da Unidade de Tratamento Intensivo – UTI, ainda neste semestre, no segundo piso do Hospital Regional. O governador confessou-se satisfeito ao saber do pleno funcionamento da hemodiálise e informou que o pedido da UTI foi encaminhado para a Sesab, para o estudo de viabilidades. Naquele dia o governador estava promovendo a inauguração da Farmácia Bahia, Base da Caesa e a restauração da Igreja Matriz de Santa Izabel. Além de muitos prefeitos da região ele estava acompanhado pelo secretario da Casa Civil, Rui Costa, candidato à sucessão estadual.

