Direto da RedaçãoFlashMeio AmbienteNotícias da Chapada Diamantina

Promotor público Thyego Matos, confirma a participação do MP no Encontro Regional de Proteção de APP do Rio Paraguaçu

Encontro acontecerá no dia 25 de novembro, no Distrito de João Amaro (Iaçu), na margem do Rio Paraguaçu

O promotor público do meio ambiente, Thyego Matos, revela preocupação om o futuro do Rio Paraguaçu; “É preciso cuidar enquanto há tempo”.

Avançam os preparativos para a realização do I Encontro Regional de Proteção de APP, que vem sendo organizado pela Ong ambientalista a Fundação Paraguaçu, com o objetivo de unir os produtores rurais e os prefeitos dos municípios, para a união de esforços em defesa e recuperação das Áreas de Proteção Ambiental (APP) das margens do Rio Paraguaçu e as reservas legais das propriedades ribeirinhas. Nesta semana, o promotor público, Thyego de Oliveira Matos, coordenador de defesa do meio ambiente do Médio Paraguaçu, confirmou ao jornalista e ambientalista, Salvador Roger de Souza, a participação do Ministério Púbico (MP) e sua presença pessoal no evento.

Imagem aérea apresentada pelo MP revela a destruição das APPS e reservas legais das propriedades ribeirinhas do Paraguaçu.

Ajuste para recuperação

“É preocupante o alto nível de degradação das margens do Rio Paraguaçu, diante do desmatamento que destruiu as APPS e muitas reservas legais”, confessou o promotor púbico Thyego Matos, destacando que durante o mês de novembro vários fazendeiros e produtores, estarão assinando os Termos de Ajuste de Conduta – TAC com o MP, definido as condições para que cada proprietário promova a recuperação e recomposição florestal das propriedades ribeirinhas.

Revelando preocupações com as margens do Rio Paraguaçu, o prefeito Dinho confirma participação no evento em João Amaro.

Participando dos primeiros momentos de criação do Projeto Cariangó, o promotor público Thyego Matos é um dos incentivadores da meta de plantio de 1.0 milhão de árvores.  Ele participou ativamente do ato de plantio da árvore N° 01, uma muda de Ypê, no Parque de Exposição Agropecuária de Itaberaba, em 2015, com as instituições parceiras Sindicato Rural, a FAEB e o  Senar.  De lá pra cá, o projeto recebeu apoio da Fundação Interamericana – IAF e já promoveu a distribuição de 6.000 mudas de espécies nativas, florais, frutíferas e exóticas, beneficiando diversas comunidades do Bioma Caatinga.

“O apoio da IAF já encerrou, agora o Projeto Cariangó continuará suas ações com o apoio dos empreendedores rurais, através contribuições ao Fundo BioFlorestal, para custeio da recuperação das APPS”, salienta o engenheiro José Ruy Cortes Cézar, dirigente da entidade.

A secretária de agricultura Zorilda Souza e o empresário Paulinho Almeida, garantiram a mobilização para o evento em Iaçu.

25 de novembro

O I Encontro Regional de Proteção de APP acontecerá no próximo dia 25, no Distrito de João Amaro, e já conta com a confirmação dos prefeitos Adelson Sousa de Oliveira (Iaçu) e Helder Lopes Campos Dinho (Boa Vista do Tupim). Esta semana, os organizadores do evento estarão mobilizando os produtores rurais e os prefeitos dos demais municípios circunvizinhos, além dos órgãos púbicos e entidades voltadas para a preservação ambiental.

Salvador do Paraguaçu

Salvador do Paraguaçu ou Salvador Roger Pereira de Souza, é jornalista editor fundador do periódico O Paraguaçu em circulação desde 1976. Solteiro (divorciado) é um ambientalista dedicado em defesa do Rio Paraguaçu. Para tanto criou a ONG Fundação Paraguaçu, com a qual promove o Projeto Cariangó, que tem por meta o plantio de 1.0 milhão de árvores nativas na região do médio Paraguaçu e Chapada Diamantina. O projeto conta com a participação de empreendedores, muitos voluntários e recebe apoio da Fundação Interamericana - IAF, que firmou o convênio BR-898 com a doação de U$49.0 mil dólares, em apoio a etapa inicial da meta de 1.0 milhão de árvores a serem plantadas em cinco anos. O ano inicial é 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close