FlashOportunidades, Empregos e Concursos

PIB cresce 1% no primeiro trimestre deste ano, após oito períodos de queda

A produção de grãos ajudou a impulsionar a economia.
A produção de grãos ajudou a impulsionar a economia.

A agropecuária foi o setor que mais contribuiu para o aumento do PIB no primeiro trimestre de 2017, com alta de 13,4%, conforme dados divulgados pelo IBGE.

O Produto Interno Bruto (PIB) registrou alta de 1% no primeiro trimestre de 2017, em relação ao quarto trimestre de 2016. O resultado positivo representa a primeira alta após oito trimestres consecutivos de retração, embora, o resultado, quando comparado com os três primeiros meses de 2016, seja 0,4% menor. Mesmo assim, ao comentar o resultado, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que o país vive nesta quita-feira (1º/6), “um dia histórico”. “Depois de dois anos, o Brasil saiu da pior recessão do século”, afirmou o ministro, por meio de nota.

A produção da carne foi outro fator que ajudou na elevação do PIB.
A produção da carne foi outro fator que ajudou na elevação do PIB.
A agropecuária foi o setor que mais contribuiu para a melhora da economia, com alta de 13,4%, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a recomposição de estoques favoreceu a indústria, que teve alta de 0,9%. O setor de serviços, por sua vez, teve o mesmo desempenho do trimestre anterior e não registrou crescimento. Pelo lado da demanda, as exportações deram a maior contribuição para a elevação da geração de riquezas no país, com expansão de 4,8%.

As importações também surpreenderam positivamente e cresceram 1,8% no mesmo período analisado. Porém, o nível de investimentos, calculado pela formação bruta de capital fixo se manteve em baixa e caiu 1,6%. Além disso, as despesas do governo encolheram 0,6%, e o consumo das famílias diminuiu 0,1% em relação ao quarto trimestre de 2016. Fonte: Correio Braziliense.

A produção agrícola ajudou a economia nacional. (FOTO Moreno/CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF. Cuidados com o uso de fertilizantes. Plantação de soja e café na Rodovia BR-251 KM 07 região do PAD - DF.
A produção agrícola ajudou a economia nacional. (FOTO Moreno/CB/D.A. Press. Brasil. Brasília – DF. Cuidados com o uso de fertilizantes. Plantação de soja e café na Rodovia BR-251 KM 07 região do PAD – DF.

Salvador do Paraguaçu

Salvador do Paraguaçu ou Salvador Roger Pereira de Souza, é jornalista editor fundador do periódico O Paraguaçu em circulação desde 1976. Solteiro (divorciado) é um ambientalista dedicado em defesa do Rio Paraguaçu. Para tanto criou a ONG Fundação Paraguaçu, com a qual promove o Projeto Cariangó, que tem por meta o plantio de 1.0 milhão de árvores nativas na região do médio Paraguaçu e Chapada Diamantina. O projeto conta com a participação de empreendedores, muitos voluntários e recebe apoio da Fundação Interamericana - IAF, que firmou o convênio BR-898 com a doação de U$49.0 mil dólares, em apoio a etapa inicial da meta de 1.0 milhão de árvores a serem plantadas em cinco anos. O ano inicial é 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close