Direto da RedaçãoFlashItaberabaNotícias da Chapada Diamantina

Ônibus escolares de Itaberaba são detidos e multados pela Policia Rodoviária Federal

Com a detenção dos ônibus escolares, centenas de alunos passaram por constrangimento e atraso no inicio das aulas

Alunos aguardaram horas a liberação dos ônibus escolares do município, no Posto da PRF de Itaberaba.

Circulou nas redes sociais desde a segunda-feira, 2, imagens de ônibus escolares que foram detidos em transito, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), gerando constrangimentos para os alunos, além de provocar atrasos para chegada às salas de aulas. O veículos foram detidos e impedidos de circular porque os motoristas não receberam a formação obrigatória na Capacitação de Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros, previsto pelo Código de Transito Brasileiro (CTB), cujo prazo determinado pela  Resolução do CONTRAN Nº 168/2004, não foi cumprido pelo município, assim como a maioria das cidades Brasil afora.

Ônibus escolares são conduzidos por motoristas sem capacitação como condutores de passageiros.

A pesar do constrangimento sofrido pelos alunos e motoristas desavisados, atraso no começo das aulas e as multas que devem ter incidido sobre o município, o Gabinete do Prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB) e, tampouco a Diretoria Municipal de Transportes, sequer emitiram uma nota de esclarecimentos ao público, como se nada tivesse ocorrido, indiferentes à negativa repercussão que o fato alcançou na opinião pública. Observemos que Itaberaba é o único município da Chapada Diamantina que se dá ao luxo de sustentar uma Secretaria Municipal de Comunicação, com expressiva equipe e funções de primeiro escalão.

Curso obrigatório

Atentos às obrigações do transito, motoristas privados dedicaram-se ao curso de Condutores de Passageiros, ofertado pelo SEST/SENAT, em Julho, no CETEP.

Essa capacitação tem a Carga Horária 50h/a, obrigatório para motoristas de ônibus e vans, com validade máxima de 5 anos, quando os condutores deverão realizar a atualização do respectivo cursos, devendo o mesmo coincidir com a validade do exame de aptidão física e mental do condutor.

Dezenas de motoristas de Itaberaba e região foram capacitados neste curso intensivo pelo SEST/SENAT, no mês de julho deste ano, porém, o município não atentou para esta obrigatoriedade em suas linhas de transportes escolares.

Apesar dos vários ônibus detidos, a Prefeitura não apresentou esclarecimentos à cidadania itaberabense que paga suas contas.

Salvador do Paraguaçu

Salvador do Paraguaçu ou Salvador Roger Pereira de Souza, é jornalista editor fundador do periódico O Paraguaçu em circulação desde 1976. Solteiro (divorciado) é um ambientalista dedicado em defesa do Rio Paraguaçu. Para tanto criou a ONG Fundação Paraguaçu, com a qual promove o Projeto Cariangó, que tem por meta o plantio de 1.0 milhão de árvores nativas na região do médio Paraguaçu e Chapada Diamantina. O projeto conta com a participação de empreendedores, muitos voluntários e recebe apoio da Fundação Interamericana - IAF, que firmou o convênio BR-898 com a doação de U$49.0 mil dólares, em apoio a etapa inicial da meta de 1.0 milhão de árvores a serem plantadas em cinco anos. O ano inicial é 2016.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close