Home » Tecnologia » Lembrete: tome cuidado ao usar seu cartão de memória em celulares com Android 6.0onte

Lembrete: tome cuidado ao usar seu cartão de memória em celulares com Android 6.0onte

marshmallow-cartao-sd-1260x710O Android 6.0 Marshmallow, lançado em 2015, ganhou uma nova forma para celulares e tablets usarem o cartão de memória. No entanto, isso ainda não ficou claro para alguns usuários – o que pode resultar em perda de arquivos. Eis o que todos deveriam saber quanto ao assunto.

Basicamente, um novo modo no Android faz com que o cartão microSD fique vinculado ao seu smartphone/tablet; nesse caso, você não conseguirá acessar seus arquivos em outros dispositivos. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados.

Retirando seus arquivos do cartão microSD

Caso seu cartão de memória do Android não funcione em outro dispositivo, é provável que ele esteja no modo “adotável”.

Para salvar seus arquivos, há algumas alternativas. Você pode transferi-los para o PC, por exemplo: coloque o cartão microSD de volta no dispositivo original; conecte o dispositivo a um computador via USB; e transfira as imagens, vídeos e outros arquivos manualmente.

Também é possível salvar tudo na memória interna do dispositivo, caso haja espaço o suficiente. Vá em Configurar > Armazenamento e USB > Interno, toque em “Migrar dados” e espere até que tudo seja transferido para seu celular ou tablet. Depois, você pode formatar o cartão SD para usá-lo em outro lugar.

De um jeito ou de outro, é importante ter o dispositivo ao qual o cartão de memória está vinculado – sem ele, você perderá acesso aos seus arquivos.

Para evitar esses contratempos, é interessante fazer backup na nuvem: Google Fotos e Dropbox, por exemplo, transferem suas fotos e vídeos automaticamente pela internet. Reunimos aqui algumas alternativas para você.

Armazenamento portátil vs. armazenamento adotável

marshmallow-cartao-sd-12

O Marshmallow possui um modo “armazenamento portátil” que permite gravar arquivos no cartão microSD e acessá-los normalmente em outros dispositivos – câmeras, PCs e afins. Você pode salvar músicas, fotos, vídeos e outros documentos; no entanto, este modo impede que você guarde apps no armazenamento expansível.

Por sua vez, para colocar apps no cartão de memória, é preciso usar o novo “armazenamento adotável”. Neste caso, o cartão microSD é incorporado ao armazenamento interno, funcionando como uma coisa só.

Isso permite guardar não apenas arquivos, como também apps. No entanto, o conteúdo é criptografado e não pode ser lido por outros dispositivos.

“A plataforma gera aleatoriamente uma chave de criptografia para cada dispositivo adotado, e essa chave é armazenada no armazenamento interno do dispositivo Android”, explica o Google. E não é possível extrair essas chaves de criptografia; “o conteúdo de um dispositivo de armazenamento adotado está fortemente vinculado ao dispositivo Android que o adotou”.

Fabricantes como Asus e Motorola, ao atualizarem dispositivos com Android 5.x Lollipop para o Marshmallow, introduziram o armazenamento adotável e eliminaram suporte ao antigo Apps2SDFonte: . http://gizmodo.uol.com.br/

Sobre Salvador do Paraguaçu

Salvador do Paraguaçu ou Salvador Roger Pereira de Souza, é jornalista editor fundador do periódico O Paraguaçu em circulação desde 1976. Solteiro (divorciado) é um ambientalista dedicado em defesa do Rio Paraguaçu. Para tanto criou a ONG Fundação Paraguaçu, com a qual promove o Projeto Cariangó, que tem por meta o plantio de 1.0 milhão de árvores nativas na região do médio Paraguaçu e Chapada Diamantina. O projeto conta com a participação de empreendedores, muitos voluntários e recebe apoio da Fundação Interamericana - IAF, que firmou o convênio BR-898 com a doação de U$49.0 mil dólares, em apoio a etapa inicial da meta de 1.0 milhão de árvores a serem plantadas em cinco anos. O ano inicial é 2016.

Além disso, verifique

Turbina inovadora gera energia barata com ondas do mar

Energia das ondas Começou, no litoral da Espanha, o teste de mais uma tecnologia objetivando …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *