FlashItaberabaNotícias da Chapada Diamantina

Itaberaba realizará a 1ª Feira Agropecuária e Territorial da Agricultura Familiar e Festa do Abacaxi

yuwe de Exposição de Itaberaba.
Máquinas e operários da prefeitura trabalham na reforma do Parque de Exposição.

Nos próximos dias 18 a 20, a cidade de Itaberaba estará sediando três grandes eventos simultâneos do agronegócio, no Parque de Exposição Agropecuária do Sindicato do Produtor Rural. Trata-se da 1ª Feira Agropecuária de Itaberaba e também  1ª Feira Territorial da Agricultura Familiar, além da esperada 1ª Festa do Abacaxi, a principal cultura agrícola que mudou a economia do município. Atividades de reforma e melhorias estruturais estão sendo promovidas pela Prefeitura Municipal, no Parque de Exposição situado na margem da BA-233 (Itaberaba-Ipirá).

O agrônomo Alfredo Bezerra faz questão de destacar a parceria da atual administração do município com o Sindicato que preside.

Conforme o presidente do Sindicato Rural de Itaberaba, agrônomo Alfredo Bezerra de Oliveira Lima Filho, o pool de eventos se tornou possível “graças à parceria firmada pelo Sindicato Rural com a Prefeitura Municipal, na atual gestão liderada pelo jovem prefeito Ricardo Mascarenhas”.

Os currais e baias estão sendo reformados para exposição dos animais da feira.

Alfredo enfatiza que o evento contará com o apoio da Federação da Agricultura da Bahia – FAEB e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), entidade vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Durante os eventos o SENAR estará proporcionado uma série de palestras e cursos intensivos em Formação Profissional Rural e a Promoção Social, para jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural.

1ª Festa do Abacaxi

O Parque de Exposição vem recebendo completos serviços de limpeza e terraplenagem, melhorando os acessos e áreas para estacionamento.

A Feira acontecerá no terceiro domingo de agosto que, por lei municipal, é o Dia do Abacaxi no município e terá como objetivo fomentar o comércio de animais e da produção agrícola familiar de Itaberaba e do Território Piemonte do Paraguaçu que reúne, ainda, outros 13 municípios.

O secretároiop Fabricio Martinez vem dando atenção especial à realização da 1ª Feira Agropecuária.

Segundo o secretário municipal de agricultura, industria, comércio e meio ambiente, Fabrício Martinez,   o mês de agosto representa o auge da produção de abacaxi. Durante a Feira, haverá degustação de abacaxi e exposição de seus derivados como: bolos, tortas, abacaxi caramelizado e o desidratado produzido pela Cooperativa de Produtores do Abacaxi – Coopaita. Na oportunidade o Senar realizará uma palestra sobre a cultura do abacaxi.

Rodadas de negócios

Os pavilhões de exposição está recebendo limpeza, com melhorias hidráulicas e sanitárias.

Martinez destaca também a grande movimentação que trarão as duas feiras de gado e da agricultura familiar, motivando a exposição de máquinas e equipamentos agrícolas, animais de qualidade genética, comercialização de produtos da agricultura familiar, além do artesanato.

Durante os três dias acontecerão grandes rodadas de negócios com a realização de mais um Leilão Balde Branco, no dia 19, com o desfile de animais dentro do parque de exposição, de aproximadamente 500 cabeças de bovinos, 200 cabeças de caprinos e ovinos, além de cerca 50 animais equinos, o que deve gerar negócios em torno de R$ 2.0 milhões.

A Prefeitura já deu incio à reforma do parque e seus pavilhões, prevendo-se a montagem dos estandes e recepção dos animais na sexta-feira, 18 de agosto, acompanhado pela inspeção da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).

 

Salvador do Paraguaçu

Salvador do Paraguaçu ou Salvador Roger Pereira de Souza, é jornalista editor fundador do periódico O Paraguaçu em circulação desde 1976. Solteiro (divorciado) é um ambientalista dedicado em defesa do Rio Paraguaçu. Para tanto criou a ONG Fundação Paraguaçu, com a qual promove o Projeto Cariangó, que tem por meta o plantio de 1.0 milhão de árvores nativas na região do médio Paraguaçu e Chapada Diamantina. O projeto conta com a participação de empreendedores, muitos voluntários e recebe apoio da Fundação Interamericana - IAF, que firmou o convênio BR-898 com a doação de U$49.0 mil dólares, em apoio a etapa inicial da meta de 1.0 milhão de árvores a serem plantadas em cinco anos. O ano inicial é 2016.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close