Direto da RedaçãoFlashItaberabaNotícias da Chapada Diamantina

Itaberaba prepara-se para a realização da 2ª EXPOVALE em março

Este ano acontecerá a 1ª Expo e Julgamento Nacional da Raça Campolina, atraindo criadores desses cavalos puro sangue de todo Brasil.

Alfredo Bezerra destaca a realização da 2ª EXPOVALE em março vindouro.

A movimentação dos produtores da região é intensa, diante da proximidade da 2ª Exposição Agropecuária do Vale do Médio Paraguaçu – a EXPOVALE, que acontecerá em Itaberaba, Portal da Chapada Diamantina, nos dias 23 a 26 de março, conforme calendário oficial de instituições com a Federação da Agricultura do Estado da Bahia – FAEB e das secretarias da agricultura SEAGRI (estadual) e SEMAGRI (municipal). “Esta será uma grande oportunidade para os pequenos e médios produtores rurais da nossa região, superando o sucesso da 1ª EXPOVALE, realizada no ano passado, nesta parceria de grande êxito da Prefeitura Municipal e o nosso Sindicato Rural”, afirma o agropecuarista Alfredo Bezerra Lima, presidente do Sindicato Rural de Itaberaba, entidade proprietária do parque.

A prefeitura já iniciou os serviços de melhorias no Parque de Exposição de Itaberaba.

Alfredo destaca que a nova administração do município “assumiu a elevada postura de promoção das políticas públicas para o desenvolvimento do campo, ao assumir a realização das EXPOVALEs. “Da parte do sindicato, o prefeito Ricardo Mascarenhas e o secretário Fabricio Martinez, contam com integral apoio, cabendo a nossa entidade a mobilização dos produtores rurais de todas as regiões da Bahia, com o apoio total da nossa FAEB”, aduziu o dirigente sindicalista que, atualmente, é diretor eleito da federação da agricultura do estado.

Feiras múltiplas

A 2ª EXPOVALE apresentará grande evolução para o agronegócio da Bacia do Paraguaçu, pois este ano concentrará quatro eventos de caráter regional e o primeiro de nível nacional. O evento reunirá, além da feira de animais de alta genética bovina, a realização da 2ª Feira Territorial da Agricultura Familiar, concentrando 18 municípios; também o 34° Leilão do Balde Branco e a 1ª Exposição e Julgamento Nacional da Raça Campolina, os consagrados cavalos do trote ligeiro, caracterizados pela elegância e desenvoltura.

Na mesma semana o município estará comemorando no dia 26 de março, a passagem dos 141 anos de sua emancipação político-administrativa, levando os principais eventos culturais da Semana da Cidade, para dentro da 2ª EXPOVALE, ampliando as atrações artísticas e culturais do evento.

Salvador do Paraguaçu

Salvador do Paraguaçu ou Salvador Roger Pereira de Souza, é jornalista editor fundador do periódico O Paraguaçu em circulação desde 1976. Solteiro (divorciado) é um ambientalista dedicado em defesa do Rio Paraguaçu. Para tanto criou a ONG Fundação Paraguaçu, com a qual promove o Projeto Cariangó, que tem por meta o plantio de 1.0 milhão de árvores nativas na região do médio Paraguaçu e Chapada Diamantina. O projeto conta com a participação de empreendedores, muitos voluntários e recebe apoio da Fundação Interamericana - IAF, que firmou o convênio BR-898 com a doação de U$49.0 mil dólares, em apoio a etapa inicial da meta de 1.0 milhão de árvores a serem plantadas em cinco anos. O ano inicial é 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close